QNG 16 Lote 02 Loja 04 -Taguatinga Norte – Brasília/DF

CLN 113 BLOCO A LOJA 33 – ASA Norte – Brasília/DF

Como conservar o alface na geladeira

Como conservar alface: passo a passo e dicas essenciais

A alface é a rainha das saladas. De sabor suave e textura crocante, a alface vai bem em diferentes preparações e é capaz de agradar a todo tipo de paladar. Contudo, essas folhinhas são sensíveis e delicadas, podendo facilmente estragar se não forem conservadas corretamente.
Então, para ter sucesso com a sua salada é muito importante descobrir como conservar alface, seja dentro ou fora da geladeira.
E é justamente sobre isso que vamos falar hoje. Vem com a gente?

Como conservar alface na geladeira

A conservação da alface na geladeira vai te dar um pouquinho (bem pouquinho) de trabalho, mas compensa.
Primeiro, porque você garante folhas limpas, verdinhas e crocantes para semana inteira. Segundo, porque você economiza um dinheiro ao evitar que as folhas estraguem e acabem indo parar no lixo

Higienize

Chegou da feira ou do mercado? Então o primeiro passo é retirar a alface da embalagem ou do saquinho. Não deixe as folhas muito tempo abafadas em sacos plásticos sob o risco delas murcharem e queimarem.O próximo passo é lavar as folhas na água corrente. Esse processo ajuda a eliminar a sujeira “grossa”, como vestígios de terra e possíveis bichinhos. Aproveite esse momento também para remover folhas amareladas ou murchas.
Tanto o vinagre, quanto o bicarbonato podem ser usados para auxiliar na higienização dos alimentos, no entanto, alguns tipos de bactérias só morrem na presença do hipoclorito de sódio. Por precaução, melhor usar um produto só e garantir uma limpeza total.

Seque

Essa etapa é fundamental para garantir a conservação da alface dentro da geladeira. Isso porque as folhas molhadas podem acabar provocando a proliferação de fungos e apodrecer a alface. O excesso de água também faz com que a hortaliça fique gosmenta e perca a crocância.
Portanto, após a higienização você deve secar muito bem todas as folhas. Uma boa opção é usar aqueles secadores de hortaliças vendidos em lojas de utilidades domésticas.

Armazene

Com as folhas secas, chegou a hora de armazená-las. Se for um volume muito grande, opte por saquinhos de armazenamento.Já se for uma quantidade pequena, dá para guardar em potes de vidro limpos e secos. O importante é que antes de colocar as folhas dentro do recipiente elas estejam secas.
E para ter ainda mais certeza disso, você pode intercalar camadas de folhas de alface com camadas de papel toalha. Assim, qualquer resquício de umidade será absorvido pelo papel e as folhas vão durar por muito mais tempo.
E com todas essas dicas não tem mais desculpa para deixar de consumir alface, não é mesmo?

Veja também: Casa organizada: porque você deve seguir esse hábito

Siga nosso instagram: @brastemq_df

How to whitelist website on AdBlocker?

How to whitelist website on AdBlocker?

  1. 1 Click on the AdBlock Plus icon on the top right corner of your browser
  2. 2 Click on "Enabled on this site" from the AdBlock Plus option
  3. 3 Refresh the page and start browsing the site